sexta-feira, 26 de abril de 2019

A lenda por trás do guerreiro

O filho do Supremo Deus Dragão: Dohko de Libra


mestre anciao
Salve companheiros do Panda…
Vocês conhecem tudo sobre o Mestre Ancião?Sem dúvida um de meus personagens favoritos de CDZ, e com certeza um dos mais legais da história, na minha opinião claro.
Dohko nasceu na China e treinou nos 5 Picos de Rozan e sempre foi um incógnita para mim o motivo dele ser um cavaleiro que tem o símbolo de um tigre, os golpes de um dragão e a armadura é uma balança XD.

Nas minhas pesquisas, cheguei ao Dicionário de Cultura Oriental – Mitologia Chinesa, 1991. Hong Kong: 1920.
A lenda de Naiya.
Naiya é filho do Supremo Deus Dragão Shen Wo [Yuan-shi tian-zong] (“Go Rozan”, no Japão)  com uma jovem humana. Uma da tradução possível para ‘Go Rozan’ seria “Cinco de Rozan” – ou seja, os Cinco Picos Antigos de Rozan seriam o próprio Shen Wo.
Quando criança, Naiya se destacava nas artes marciais, sendo apelidado de “Pequeno Tigre (Dohko)”. Possuía uma força descomunal, o que chamava a atenção de lutadores de todos os cantos da Ásia, mas ninguém era páreo para Naiya.
Os Sete Deuses Demônios viram Naiya como uma ameaça e enviaram várias hordas de demônios atrás dele.Entretanto, nenhum deles sobreviveu.
Já na sua adolescência, Naiya encontrou como adversário o filho de um Deus Demônio.  Sua aparência era a de um dragão. O demônio explicou a Naiya que adquiriu esta aparência por haver derrotado 100 dragões sagrados e agora seus espíritos residiam em seu interior. Mas, por fim,o príncipe fora morto e os 100 dragões, libertados. Irado por ver seu filho morto, o líder entre os Sete Deuses Demônios ordenou que eles cuidassem de matar Naiya.
O primeiro Deus Demônio matou Naiya logo de cara, e os demônios comemoraram esta vitória espalhando o caos na Terra.
Shen Wo, ao ver seu filho morto e não podendo fazer nada com relação a isso, retirou-se aos Céus. Mas ele não esperava que um Tigre se sacrificasse para devolver à vida o jovem morto. Naiya se reergueu e os 100 espíritos dos lendários dragões divinos puseram-se a ajudá-lo Shen Wo, já não podendo voltar à Terra,lançou dos Céus uma lança e um par de rodas flamejantes para que Naiya pudesse se locomover nos Céus. Agora, Naiya era um Deus.
Com todo seu poder, Naiya matou seis dos Deuses Demônios e confinou o sétimo e último. Seu esforço foi visto pelo Deus Primordial da Longa Vida, que elevou sua divindade aos Céus e deixou sua parte física na Terra, agora na forma de um Tigre Sagrado guardado por 100 espíritos de Dragões!
Agora vamos às interpretações:
O deus Dragão, no Japão, é chamado de Go Rozan, e sendo Go, em japonês, o número 5, temos os 5 de Rozan, o que provavelmente deu origem aos 5 Picos antigos de Rozan.
Cinco Picos de Rozan
Dohko é o apelido de Naiya, o filho de Go Rozan, sendo esse o motivo dos Cinco Picos serem seu local de treinamento.
Um Fato muito interessante, que mesmo sendo filho do Deus Dragão, Naiya sempre foi chamado de pequeno tigre e teve sua vida salva, pois um tigre, que não era conhecido por ser muito amigo dos dragões, deu sua vida a Naiya e ainda por cima passou a ter os 100 dragões como guardiões.
O fato de ser representado por um tigre e um dragão ele se transforma na representação do Ying e Yang que é o símbolo da harmonia, explicando assim o motivo dele ser o cavaleiro de Libra.

Nem preciso dizer que o golpe Rozan Hyaku Ryu Rá(Cólera dos 100 dragões) é inspirado nos 100 dragões que ele salvou.
Colera dos 100 dragoes
É isso ai pessoal, esse é um dos motivos que gosto muito de Mangás, pois muitas vezes os autores pesquisam para criar algo bem legal para nós.

fight