Vamos dar uma olhada na carreira de um dos mais importantes designers de armaduras de super-heróis, vilões, naves e robôs japoneses.
|
O designer Katsushi Murakami e alguns de seus trabalhos: Shadow Moon, Change Robô, Jaspion e Jiban. |
Na vasta indústria do entretenimento japonês, especificamente nas áreas de tokusatsu e animê infanto-juvenil, as parcerias com fábricas de brinquedos são essenciais para gerar renda e investimentos em produções. Até o início da década de 1970, a produção vinha em primeiro lugar e depois os estúdios buscavam o licenciamento de produtos.
Ao longo da década seguinte, porém, a lógica foi invertida e os produtos passaram a ser tão ou mais importantes que as aventuras infanto-juvenis a serem veiculadas na TV ou no cinema. Isso levou a parcerias estreitas na realização das obras, com empresários do ramo de brinquedos interferindo diretamente nos rumos de séries, na medida em que veículos, máquinas, robôs e acessórios novos precisavam de uma justificativa para aparecer e criar o impulso de consumo entre os telespectadores.
Isso fez com que a indústria do entretenimento prosperasse muito, criando também novos desafios para as equipes criativas. Quem soubesse conciliar bem a veiculação de colecionáveis com boas histórias e diversão ao público, conseguia sobreviver no concorrido mercado japonês. Nesse processo, o projeto visual dos heróis foi ficando cada vez mais a cargo das empresas fabricantes de brinquedos.
|
Katsushi Murakami: Desenhista, supervisor de produção e executivo de negócios. |
No caso de seriados tokusatsu da Toei Company, a parceria com a gigante Bandai estabeleceu que esta última ficaria responsável pela palavra final dos maquinários e uniformes, pois levaria em conta a facilidade de produção industrial dos moldes de brinquedos. Falando assim, parece algo engessado e limitado, mas houve um desenhista que conseguiu fazer trabalhos extremamente marcantes dentro das limitações estratégias comerciais adotadas. Seu nome é Katsushi Murakami.
Nascido em 23 de setembro de 1942, ele se juntou à Bandai em 1961, mas no setor de vendas. Na década seguinte, seu talento como desenhista explodiu e ele logo foi galgando posições na empresa. É considerado um mestre do design de brinquedos no Japão e até presidiu empresas ligadas à Bandai, tendo supervisionado diversas equipes de criação. Esteve na direção da equipe de projetos da Popy, que depois mudou o nome para PLEX, sendo uma divisão da poderosa Bandai.
|
Policial do Espaço Gavan (1982), talvez o mais importante trabalho do desenhista. |
Seguindo orientações do produtor Susumu Yoshikawa, Murakami criou o visual do Policial do Espaço Gavan (1982), que revolucionou os heróis da TV. O personagem deu origem aos Policiais do Espaço e, num escopo maior, à linhagem dos chamados Metal Heroes. Yoshikawa foi o produtor visionário por trás de Gavan e o roteirista Shozo Uehara deu forma à saga do personagem, sendo ambos muito celebrados por suas contribuições. Já Murakami, por outro lado, é pouco conhecido entre os fãs, mas sua influência visual foi reconhecida internacionalmente até pelo cineasta Paul Verhoevenquando o primeiro filme de Robocop foi lançado, em 1987. O diretor contou certa vez que o visual de Gavan teve impacto na elaboração inicial do personagem americano.
|
O popular Iron Man 28, conhecido nos EUA como Gigantor. |
Sua contribuição à cultura pop japonesa é inestimável, tendo trabalhado em animês como Dairugger XV, God Mars, Dancougar Nova, Darutanias, Lezarion, Space Adventure Cobra (não-creditado) e muitos outros títulos. Em certas ocasiões, trabalhava para aperfeiçoar um desenho de outro autor. Foi assim na versão que projetou para a segunda série Tetsujin Ni-ju Hachi Gou, atualização feita em 1980 para um antigo robô gigante de Mitsuteru Yokoyama, o mesmo autor do Robô Gigante.
Por ser ligado à Bandai, que é fabricante de brinquedos, e não aos estúdios de criação, talvez seu nome não fosse muito considerado por seus pares. De qualquer forma, é no tokusatsu que fez seus trabalhos mais marcantes, como o robô Leopardon da série do Homem Aranha japonês ou o visual do herói Kamen Rider BLACK e seu rival, Shadow Moon.
|
Destaque em Kamen Rider Black (1987) Shadow Moon é um dos vilões mais icônicos da franquia Kamen Rider. |
Tendo feito a maior parte de seus trabalhos para parcerias da Bandai com a Toei Co., Murakami assinou os designs principais dos heróis e veículos de Sharivan, Shaider, Goggle V, Machine Man, Bicrossers, Changeman, Jaspion, Spielvan, Maskman, Jiraiya, Kamen Rider BLACK/ BLACK RX, Jiban, Winspector e muitos outros personagens.