Vamos dar uma olhada na carreira de um dos mais importantes designers de armaduras de super-heróis, vilões, naves e robôs japoneses.
O designer Katsushi Murakami e alguns de seus trabalhos: Shadow Moon, Change Robô, Jaspion e Jiban. |
Na vasta indústria do entretenimento japonês, especificamente nas áreas de tokusatsu e animê infanto-juvenil, as parcerias com fábricas de brinquedos são essenciais para gerar renda e investimentos em produções. Até o início da década de 1970, a produção vinha em primeiro lugar e depois os estúdios buscavam o licenciamento de produtos.
Ao longo da década seguinte, porém, a lógica foi invertida e os produtos passaram a ser tão ou mais importantes que as aventuras infanto-juvenis a serem veiculadas na TV ou no cinema. Isso levou a parcerias estreitas na realização das obras, com empresários do ramo de brinquedos interferindo diretamente nos rumos de séries, na medida em que veículos, máquinas, robôs e acessórios novos precisavam de uma justificativa para aparecer e criar o impulso de consumo entre os telespectadores.
Isso fez com que a indústria do entretenimento prosperasse muito, criando também novos desafios para as equipes criativas. Quem soubesse conciliar bem a veiculação de colecionáveis com boas histórias e diversão ao público, conseguia sobreviver no concorrido mercado japonês. Nesse processo, o projeto visual dos heróis foi ficando cada vez mais a cargo das empresas fabricantes de brinquedos.
Katsushi Murakami: Desenhista, supervisor de produção e executivo de negócios. |
Policial do Espaço Gavan (1982), talvez o mais importante trabalho do desenhista. |
O popular Iron Man 28, conhecido nos EUA como Gigantor. |
Por ser ligado à Bandai, que é fabricante de brinquedos, e não aos estúdios de criação, talvez seu nome não fosse muito considerado por seus pares. De qualquer forma, é no tokusatsu que fez seus trabalhos mais marcantes, como o robô Leopardon da série do Homem Aranha japonês ou o visual do herói Kamen Rider BLACK e seu rival, Shadow Moon.
Destaque em Kamen Rider Black (1987) Shadow Moon é um dos vilões mais icônicos da franquia Kamen Rider. |
Se há um desenhista cujo resultado final do trabalho foi amplamente visto no Brasil, é Katsushi Murakami. Outras obras dele com tokusatsu incluem criações visuais para as séries Sun Vulcan, Bioman, Dairanger e Ohranger,entre outras, sendo que ele tinha uma equipe para auxiliá-lo e cuidar de desenhos secundários, bem como refinar o detalhamento dos projetos que criava. Em geral, o resultado final era trabalho de uma equipe, mas sempre com sua supervisão.
Indo além de seu trabalho como desenhista ou chefe de criação, Murakami trabalhou no planejamento total de várias produções, como os animês 3x3 Eyes ("Sazan Eyes"), Little Twins, Kamen Rider SD (neste ele foi produtor executivo), Macross II The Movie e os filmes de tokusatsu para cinema de Kamen Rider ZO e Kamen Rider J. Já no filme para vídeo Shin Kamen Rider ~ Prologue, foi produtor executivo.
Estudos para o capacete de Jaspion (1985) e sua nave-robô Daileon. |
Um pouco dessa injustiça foi combatida em 2017, quando a editora PIE International lançou no Japão o livro All About Katsushi Murakami, uma luxuosa compilação de designs inteiramente concebidos ou coordenados por ele.
Os irmãos Bicrossers (1985), cuja série teve sua história elaborada por Shotaro Ishinomori, o Rei do Mangá. |
Atualmente ele está aposentado de suas atividades profissionais, mas deixou um legado impressionante e ajudou a dar forma às ideias de produtores, enquanto fazia suas criações sob medida para a produção industrial de brinquedos e colecionáveis. E, se os brinquedos de seriados de heróis japoneses são um complemento indispensável à diversão dos fãs, ele merece ser reconhecido como um nome de grande importância para a indústria da cultura pop japonesa.
O Change Robô e um de seus componentes, o Jet Changer 1, pilotado pelo líder de Changeman (1985) |
O Fantástico Jaspion (1985), série que, junto com Changeman, iniciou uma era marcante e inigualável para os heróis japoneses no Brasil. |
Design original do ninja Jiraiya (1988). Note que o peitoral deveria ser predominantemente preto, e não vermelho. |
O Policial de Aço Jiban (1989), foi obviamente uma criação da Toei inspirada no Robocop, que por sua vez teve inspiração visual em outro trabalho de Murakami, o popular Gavan. |
Fire, Biker e Highter, o trio da série Winspector (1990). |
All About Katsushi Murakami: Um livro que resgatou a importância do trabalho do mestre. |
All About Katsushi Murakami - Compre aqui (Play-Asia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário