segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Recomendação | Anime Monster do mestre Naoki Urasawa!

 



 

O gênero Seinen, voltado para um público mais adulto no Japão, costuma trazer obras realmente marcantes, densas e roteiros bem elaborados. Isso se deve principalmente à liberdade criativa, o Mangaká pode abordar temas mais pesados envolvendo assassinato, violência psicológica, física ou sexual, enfim, não possui as limitações impostas a obras Shounen. Por isso, Seinens geralmente são bons, mas não ficam famosos e nem vendem bonequinhos articulados como DBZ, CDZ e Naruto. E é desse nicho em particular que surgem obras fantásticas como Ghost in the Shell, Akira e Monster.

Não podemos falar de Monster sem dar o devido crédito ao mestre Naoki Urasawa, um dos melhores (senão o melhor) autor de Triller e Mistério no Japão, também criador de 20 Century Boys e Pluto. Urasawa é um dos poucos autores de mangá que consegue impor uma assinatura inconfundível, principalmente pela forma de contar a história, sempre detalhista e dando profundidade a cada personagem, você jamais verá dois personagens iguais ou esteriótipos, mesmo que se pareçam fisicamente, o perfil psicológico, os dramas e histórias de vida são sempre únicos. Outra característica que não passa despercebida é o enredo, Urasawa sabe como prender a nossa atenção, seus trabalhos são carregados de emoção, conspirações bem elaboradas e reviravoltas de tirar o fôlego, se ele quiser que você fique apreensivo, aliviado ou assustado, acredite você ficará.

Como se não bastasse ser um gênio na produção de mangás, Urasawa é também vocalista e guitarrista de uma banda de rock. Lançou seu primeiro single, Tsuki ga Tottemo em 2008, e seu primeiro álbum, Half Century Man, em 2009. Enfim, o homem é uma lenda!

O anime Monster possui 74 episódios e foi produzido pela Madhouse (sinônimo de qualidade quando falamos de animações japonesas).  O anime é extremamente fiel ao Mangá, e para quem quiser conferir (vale muito a pena), foi publicado no Brasil pela Panini em 18 volumes.

A história começa com a seguinte citação tirada do livro do Apocalipse:

Vi, então, levantar-se do mar uma Fera que tinha dez chifres e sete cabeças; sobre os chifres, dez diademas; e nas suas cabeças, nomes blasfematórios. A Fera que eu vi era semelhante a uma pantera: os pés como os de urso e as faces como as de leão. Deu-lhe o Dragão o seu poder, o seu trono e a sua autoridade. Uma das suas cabeças estava como que ferida de morte, mas essa ferida de morte fora curada. E todos, pasmados de admiração, seguiram a Fera e prostraram-se diante do Dragão, porque dera o seu prestígio à Fera, e prostraram-se igualmente diante da Fera, dizendo: “Quem é semelhante Fera e quem poderá lutar com ela?”

Kenzou Tenma é um cirurgião brilhante e respeitado no Hospital Memorial, sempre chamado para realizar cirurgias em pessoas importantes e personalidades públicas, é também namorado da filha do diretor do hospital e tem um futuro maravilhoso pela frente. Durante um plantão qualquer, chega ao hospital um casal de gêmeos que foram os únicos sobreviventes de um massacre envolvendo a família deles, sendo que uma das crianças foi baleada na cabeça, ao iniciar a cirurgia, o Prefeito da cidade dá entrada no mesmo hospital, em estado grave, carecendo de cuidados imediatos. Surge então um dilema, o que fazer? O Dr. Kenzou Tenma é obrigado a fazer uma escolha moral, uma vez que a política do hospital é clara e o manda deixar o menino de lado e salvar a vida do Prefeito. Ignorando as ordens dos seus superiores, Dr. Tenma baseia-se em seus princípios, deixando o Prefeito de lado e salvando o menino.

dr-tenma-medico

A sequência de eventos destrói completamente a vida do Dr. Tenma, uma vez que o Prefeito acaba morrendo e a culpa recai sobre ele. Para seus superiores, o ato de salvar a vida de um garoto qualquer no lugar do Prefeito é inaceitável, assim, Dr. Tenma perde todo seu status e também a namorada. Nesse ínterim ambos os gêmeos que estavam sob os cuidados do Dr. Tenma, desaparecem do hospital e algumas pessoas que foram beneficiadas pela decadência do Dr. Tenma aparecem mortas, logo ele se torna o principal suspeito.

monster-johan-and-his-sister-anna-anime-29440362-640-480

Com a vida e carreira destruídas, incriminado e perseguido pelas autoridades, Dr. Tenma decide ir atrás do assassino e descobre fatos ainda mais perturbadores e uma intrincada conspiração envolvendo experiências nazistas. O anime de Naoki Urasawa nos mostra, que a vida é extremamente complexa, e mesmo seguindo um código de conduta moral, agindo da maneira correta, podemos desencadear eventos terríveis e no caso do Dr. Tenma, dar início a uma busca implacável à procura de um monstro. O filme “O Fugitivo” de Harrison Ford nos vem à mente, mas não se engane, mesmo com alguma semelhança, Monster possui um roteiro infinitamente superior e uma trama envolvente que nos prende do início ao fim!

Por ser uma trama repleta de reviravoltas, aprofundar-se na sinopse sem deixar um ou outro spoiler, seria praticamente impossível, no mais, só posso recomendar esse anime magnífico e dizer que você dificilmente encontrará algo tão bem escrito, bem amarrado, cheio mistério e suspense por aí! Bem que poderia virar uma série em live-action da Netflix ou HBO…

Obrigado meus amigos Geeks! Comentem sobre o que acharam e até uma próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário