sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Zuando...









Ensinamentos Filosóficos de Naruto

Uma verdade que acontece nos desenhos animados de hoje é que estão cada vez mais infantis, aderindo uma tendência dos estúdios de animação de retirar qualquer fração de violência que em alguns anos atrás era retratado com uma boa dose de lutas e temáticas adultas. A partir disso podemos tirar varias conclusões, algumas positivas e outras negativas. Eu particulamente penso que é mais uma forma de colocar rédeas curtas no desenvolver intelectual das próximas gerações, penso que limitar a quantidade de sangue ou palavrões de um determinado conteúdo algo com a intenção de proteger a pureza ou inocência de nossas crianças. Porém essa camada que vêm cuidadosamente sendo colocada por empresas como Disney e Pixar acaba por criar uma "não violência manipuladora e ilusória" ou uma mentira, pois não será por ver um programa ou outro que tornará o mundo um arco iris. Hoje temos uma grande leva  de jovens sem imaginação e com dificuldade de interagir com o mundo que os cerca. Isso é um espelho de diversas situações da cultura a qual eles são apresentados. Na minha opinião esses jovens são colocadas em redomas de vidro que gira em torno de uma falsa perspectiva do que é a vida realmente.

Bom é ai que finalmente podemos começar a falar de "Naruto" um anime atual que foge a esse estigma dos novos desenhos e apresenta um jovem que cresce solitário por sofrer um grande preconceito dos moradores da vila em que vive, Konoha. Lá ele aprende desde muito novo o que a mente humana é capaz de fazer quando está mal intencionada. Aprende a dar valor aos seus instintos e crenças. Ele vê o mundo com outros olhos, diferente das outras crianças ele é extrovertido e mesmo crescendo como um orfão cercado dos piores preconceitos que uma sociedade pode demonstrar ele não perde o brilho nos olhos quando se trata de acreditar em seus sonhos.



Agora espero que já tenha começado a fazer sentido a pequena crítica feita aos outros desenhos super protetores a que me referi acima. Quando digo "não violência manipuladora e ilusória" me refiro a todo tipo de violência que é retirada de certas produções ao meu ver incorretamente. Não estou defendendo a violência de maneira nenhuma e sim uma real proteção contra ela, pois se nossos jovens não souberem do que se trata, como eles vão se preparar para lutar contra ela, entende?

Essa manipulação acaba por criar individuos com um senso crítico cada vez mais fraco e pobre, serão sempre os coitadinhos da mamãe, não saberam lidar com situações "simples" como uma bronca do chefe, muitas vezes se tornando e se colocando como adultos mimados e sem virtudes que deveriam ter sido desenvolvidas na infância. 

De novo não estou defendendo a violência nas histórias infantis, sou a favor da diminuição e não da total exclusão de assuntos sociais empregados a ela. Voltando ao nosso ninja Naruto podemos ver que a trama se desenrola de maneira magnifica, a trajetória desde a infância do personagem cercado por problemas sociais até sua formação superior da fase adulta. Ele passa por todos os tipos de ensinamentos que em muitas vezes são duros, mas que acabam por torná-lo melhor e é isso que eu defendo tão veementemente na forma como as histórias devem ser contatas por quem trabalha nessa indústria megalomaníaca da fabricação de história infanto-juvenis.

Devemos lutar contra essas produções fracas de algo substancial e verdadeiro para passar para nossos jovens. A vida deve ser apresentada como ela é, com todas as turbulências e complexidades a qual Deus atribuiu perfeitamente a ela, a vida é sim bela e pode ser turbulenta e é dai que vêm toda a sua beleza. 

Agora tenho que dar os parabéns ao criador Masashi Kishimoto por criar essa obra prima corajosa e verdadeira que é "Naruto", trazendo varias lições como o valor das amizades, o respeito a hierarquia e aos bons principios, aos valores do trabalho duro, de ter autencidade, honestidade, de não desistir jamais, de ter objetivos nessa vida, enfim, são diversas lições que somos apresentados em "Naruto" e para finalizar espero que possamos ver novas obras com conteúdos tão relevantes quanto ao que somos submetidos em "Naruto" e "Naruto Shippuden".