sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Sinbad de Ray Harryhausen e Charles H. Schneer

 


Em 1958, é lançado o filme The 7th Voyage of Sinbad, distribuído pela Columbia Pictures, o filme foi produzido por Charles H. Schneer e Ray Harryhausen, dirigido por Nathan H. Juran, roteirizado por Kenneth Kolb, estrelado por Kerwin Mathews, inspirado na história das Mil e Uma Noites, o filme se notabilizou pelos efeitos especiais em stop-motion de Harryhausen. No ano seguinte, a Dell Comics publica uma quadrinização na edição 944 da revista Four Color, roteirizada pelo prolífico Gaylord Du Bois com desenhos de John Buscema.


Uma tira de jornal foi publicada nos jornais da Hearst foi adaptada por Bob Lubbers.




Em 1973, é lançado The Golden Voyage of Sinbad, novamente produzido por Schneer e Harryhausen, dirigido por Gordon Hessler, roteirizado por Brian Clemens e Harryhausen e estrelado por John Phillip Law, assim como o anterior, também ganhou uma quadrinização, desta vez publicado pela Marvel em Worlds Unknown #7-8, roteirizado por Len Wein, desenhado por George Tuska, com arte-final de George Tuska e capas de George Tuska, John Romita e Vince Colleta (edição 7) e Gil Kane, John Romita e Vince Colleta (edição 8).



Em 1974, o filme ganho um livro, a romantização foi escrita por Steve Hart.



Com relançamento do primeiro filme em 1975, a Marvel publicou uma outra quadrinização do mesmo em Marvel Spotlight #25, roterizado por John Warner com desenhos de Sonny Trinidad e capa de Gil Kane (desenho) e Joe Sinnot (arte-final), nesse mesmo ano, a revista britânica Legend Horror Classics publicou uma adaptação de 10 páginas ilustrada por Kevin O'Neill.





Em 1977, é lançado o terceiro filme Sinbad and the Eye of the Tiger, com os mesmo produtores, o filme teve direção de Sam Wanamaker, história de Ray Harryhausen e roteiro de Beverley Cross, o filme foi por Patrick Wayne, diferente dos filmes anteriores, esse filme não foi uma produção americana, mas sim britânica, seguindo os anteriores, uma nova HQ foi publicada, mas dessa fez apenas no Reino Unido, onde foi lançada uma revista one-shot publicada pela General Book Distributors, editada por Dez Skinn (famoso editor e roteirista britânico) teve roteiro por Benny Aldrich e ilustrado por Ian Gibson. No mesmo ano, uma romantização por John Ryder Hall foi publicada.





Conforme comentei anteriormente, o sucesso de Star Wars fez com que diversos projetos de filmes  séries de TV e desenhos animados de ficção científica foram elaborados, alguns conseguiram ser concluídos, outros nunca viram a luz.

Em entrevista a revista Starlog #362 (janeiro de 2007),  Kenneth Kolb afirma que em Charles H. Schneer propôs a ideia de um filme chamado "Sinbad Goes to Mars", o ilustrador britânico Chris Foss chegou a ser contratado para produzir concepts para o filme, Foss havia produzido capas para a série Fundação de Issac Asimov, Lensman e Skylark de E. E. "Doc" Smith, em 1975, Foss havia sido contratado por Alejandro Jodorowsky para a adaptação de Dune de Frank Herbert, o filme de Jodorowsky nunca chegou a ser produzido, em 1984, foi lançado um filme dirigido por David Lynch, os estudos de Foss foram publicados no livro 21st Century Foss, lançado em 1978, em 2014, foi lançado o documentário Jodorowsky's Dune. Foss trabalhou em filmes como Alien - O Oitavo Passageiro (1979), Die Sturzflieger (1995) e Guardiões da Galáxia (2014). Além de Foss, ambém foram contratados para trabalhar em Duna: Moebius (Jean Giraud) e H. R. Giger




Em 2007, a editora Bluewater Productions (atual TidalWave Comics) lança uma revista em quadrinhos "Ray Harryhausen Present - Sinbad - Rogue of Mars", a minissérie em quatro edições teve roteiros de Greg Thompson e desenhos de Jeff "Chamba" Cruz, a editora havia conseguido a licença de outras franquias baseadas em filmes produzidos por Harryhausen como Wrath of the Titans (Fúria de Titãs no Brasil).






Em 2011, a produtora Morningside Entertainment anunciou que lançaria um filme baseado na revista da Bluewater em 2012, o que não aconteceu, o filme seria roteirizado por Paul J. Salamoff e seria o primeiro de uma trilogia, talvez a empresa tenha ficado receosa com o fracasso da adaptação de John Carter de Marte de Edgar Rice Burroghs pela Walt Disney Pictures, curiosamente, na década de 1950, Harryhausen se interessou em produzir um filme de John Carter.


Em novembro de 2021, é publicada a segunda série pela TidalWave Productions.