quarta-feira, 18 de abril de 2018

100 pequenos segredos que Zelda: Breath of the Wild não conta para você

Só diversão em Hyrule

The Legend of Zelda: Breath of the Wild é uma realização triunfal no gênero dos games de mundo aberto, e uma ousadia radical da Nintendo em relação aos títulos Zelda anteriores. Com o vasto terreno de Hyrule inteiramente á disposição, o jogador pode alcançar qualquer lugar que quiser desde os primeiros momentos da aventura -- isso se tiver o talento, as habilidades e as armas necessárias para isso. Ao mesmo tempo, a criatividade é um recurso absolutamente obrigatório para quem quiser distorcer as regras do jogo e "pensar fora da caixinha".
Combinando esse "fator liberdade" com o já tradicional cuidado extremo da Nintendo com polimento e detalhes, o resultado são diversos momentos mágicos e inesquecíveis em que o jogador não tem outra opção a não ser exclamar, com os olhos brilhando: "Eu não acredito que eles pensaram nisso". E acredite, são muitos momentos assim em Breath of the Wild.
A seguir separamos 100 segredos e pequenos detalhes que fazem do passeio em Hyrule uma experiência maravilhosa e cativante que não queremos que acabe nunca. Por muitas das descobertas abaixo, agradecemos aos jogadores e às comunidades por trás do IGN Wiki de Zelda: Breath of the Wild, GameFAQS, Reddit, Kotaku e NeoGAF.

Leia mais: 9 dicas para começar a jogar Zelda: Breath of the Wild.

1) Se você arremessar uma arma enferrujada (rusty) nas criaturas Octoroks, eles vão engoli-la e cuspir de volta uma versão perfeita e novinha em folha.
2) Você pode sobreviver a ambientes frios sem precisar beber um elixir ou usar roupas quentes -- é só equipar o Fire Rod ou carregar uma tocha acessa.
FireintheCold
3) A temperatura no deserto é mais baixa na sombra do que debaixo do sol.
4) Matar animais em climas muito quentes ou muito frios pode proporcionar carnes já cozidas ou resfriadas ao invés de simplesmente cruas (raw).
Fique amigo dos cachorros dos estábulos para que eles encontrem baús enterrados para você.
5) Se você utilizar rochas, o poder Cryonis ou outros truques para elevar ou remover guardiões desativados, poderá encontrar mais materiais antigos embaixo deles.
6) Se você conseguir ficar amigo dos cães que encontrar em estábulos, eles poderão ajudá-lo a detectar baús de tesouro enterrados.
7) Dê uma cenoura Endura (Endura Carrot) para seu cavalo para ele conseguir correr por mais tempo quando você estiver montado nele.
8) Você pode também montar em um urso. E em um alce. E em um veado. E em muitos outros animais selvagens.
BearRiding
9) Você também montar um Lynel (inimigos gigantes semelhantes a centauros). Só que eles não gostam muito disso.
10) Você também pode montar em um cavalo morto-vivo do inimigo.
11) Mas se você levar tal cavalo a um estábulo, os funcionários vão enlouquecer e não deixarão você permanecer montado nele.
12) Link faz poses flexionando os músculos se estiver sem camisa e ficar algum tempo parado.
Flex
13) Não arremesse um bumerangue nos Lizalfos. Como essa é a arma favorita dessas criaturas, é bem capaz que eles irão pegá-la e jogá-la de volta em você.
14) Se você largar um pedaço de carne crua no solo da Death Mountain, ela irá cozinhar instantaneamente.
15) Você consegue quebrar os blocos de gelo que os chefões jogam em você utilizando o poder Cryonis -- não é preciso gastar suas flechas.
Se você largar um pedaço de carne crua no solo da Death Mountain, ela irá cozinhar instantaneamente.
16) Se você desarmar um inimigo difícil e jogar uma arma fraca diante deles (uma folha, por exemplo), eles vão pegar e usá-la contra você.
17) Se você acertar um olho de um Hinox duas vezes, ele vai começar a protegê-lo com as mãos, o que deixará a luta ainda mais difícil.
18) Tente subir na mão de um HInox adormecido e espere que ele coce a barriga. Se tiver cuidado o bastante, é possível roubar o colar dele sem nem ao menos precisar lutar.
19) Você pode queimar a armadura de perna de um Hinox e assim causar mais danos nele com suas armas.
20) Jogue maçãs ou comidas semelhantes em Bokoblins e outros monstros para distraí-los durante uma luta.
21) Há um vendedor ambulante chamado Kilton, bastante difícil de ser encontrado, que vende máscaras de monstro. Quando utilizadas, Link pode infiltrar campos inimigos sem ser percebido.
LizalfosMask
22) Quando encontrar um acampamento inimigo, atire em uma caixa metálica com uma flecha elétrica para criar um enorme campo de eletricidade que pode eletrocutar todas as criaturas.
23) Você pode jogar e explodir bombas enquanto estiver voando com o Paraglider por cima de campos inimigos.
BombingRun

Flechas-bomba não funcionam durante chuvas.
24) Nem tente utilizar flechas-bomba durante a chuva -- elas não vão funcionar.
25) Utilize a chuva para aumentar seu estoque de flechas-bomba. Espere chover e encontre um campo inimigo no qual os soldados usam essas flechas. Você poderá guardar todas as flechas que não explodirem e estiverem largadas no chão.
26) Por outro lado, flechas-bomba utilizadas em ambientes muito quentes vão explodir imediatamente.
27) Se você cortar uma árvore com uma lâmina envolta em fogo, isso vai gerar uma fogueira ao invés de um feixe de lenha.
28) Cozinhar durante a lua vermelha gera alimentos muito mais poderosos.
29) Procurando por um shrine? Olhe para cima: esses templos normalmente têm grupos de diversos pássaros voando ao redor.
30) A frase “Game Over” pode aparecer de maneiras diferentes -- congelada, eletrificada etc -- dependendo da maneira como você morrer.
31) Se você empurrar uma bola de neve pequena morro abaixo, ela vai pegar velocidade e crescerá até se tornar uma bola gigante. Melhor sair da frente!
32) Pássaros podem ser atraídos a voar para cima de espinhos ou outros perigos -- e isso obviamente irá matá-los.
33) Cartazes nas paredes de estábulos e vilas dão receitas de comidas especiais.
Recipes
34) É possível encontrar diálogos diferentes em diversas ocasiões. Alguns personagens reagem de modos diversos às roupas que você estiver usando (ou se Link estiver seminu, o que pode causar reações hilárias -- tente isso com a neta de Impa), e também falam frases novas dependendo do horário da conversa. Outros NPCs vão se lembrar de encontros anteriores e podem até reclamar se você tentar conversar diversas vezes seguidas.
35) Certos vendedores de lojas falam coisas diferentes se você estiver em pé sobre o balcão ao conversar com eles (o diálogo com Purah é especialmente divertido).
Vendendores ambulantes vendem produtos melhores em dias chuvosos.
36) Muitos personagens também falam frases diferentes dependendo do clima, especialmente durante a chuva.
37) Alguns personagens também saem de suas rotinas em dias chuvosos -- talvez eles parem de trabalhar ou corram para encontrar abrigo.
38) E tem mais: vendedores ambulantes vendem produtos melhores em dias chuvosos.
39) Se a chuva estiver dificultando sua escalada, jogue um pouco de madeira no chão, utilize a pedra Flint (bata nela com uma espada) ou use uma arma de fogo para começar sua própria fogueira. Em seguida, sente-se e espere o tempo passar. A chuva eventualmente vai parar, tornando a escalada possível.
40) Essa é crueldade: use uma flecha elétrica em um lago ou rio. Isso irá matar todos os peixes que estiverem na área -- eles irão boiar na superfície.
ElectricFishing
41) Você consegue derrubar um Wizzrobe de gelo ou fogo com um só tiro: é só acertá-lo com uma flecha de um elemento que corresponda a sua fraqueza (flecha de gelo no Wizzrobe de fogo, e por aí vai).
42) Se um shrine tiver um símbolo de baú ao lado de seu nome no mapa, então isso quer dizer que você encontrou todos os tesouros desse local. Se não tiver esse ícone, é porque você não encontrou o baú. Volte lá para tentar encontrá-lo.
43) Se você ficar sem stamina durante uma escalada e estiver caindo em direção à morte, ainda é possível se teletransportar para qualquer lugar durante a queda. Aliás, é possível se teletransportar a qualquer momento e situação.
44) A música-tema da Rito Village pode mudar e evoluir dependendo das missões secundárias que você já tiver completado (e também dos músicos que tiverem retornado à cidade).

Você pode "pescar"... usando bombas.
45) Também é possível "pescar" com bombas, ou extrair peixes da água com o poder Cryonis.
46) Carregue armas de fogo durante a chuva para apreciar uma bela nuvenzinha de vapor.
47) Não dá para forçar um cavalo a entrar na água, mas caso ele caia em um rio, não se preocupe: o animal irá voltar por conta própria, nadando de volta à terra firme.
48) Cortar a grama alta com lâminas pode revelar insetos, fadas e lagartos que podem ser capturados.
49) Você pode usar o poder Stasis para manter pressionados certos painéis (botões) do chão, permitindo que você "pule" puzzles ou os solucione de maneiras alternativas.
50) Você pode usar o poder Stasis na maioria dos inimigos, e assim surpreendê-los com ataques enquanto estão paralisados, ou mesmo saindo do campo de visão deles.
51) Criaturas gelatinosas Plain Chu podem ficar vermelhas ou brancas se forem atacadas respectivamente com armas de fogo ou gelo (ou se caírem sobre o fogo ou o gelo).
52) Segure uma galinha e faça o inimigo acertá-la algumas vezes. Isso fará outras galinhas iradas surgirem voando para atacar o vilão.
53) As inscrições no idioma Hylian existentes em shrines e nos menus do Sheikah Slate podem ser traduzidas para o inglês, e contém mensagens escondidas e pistas.
54) Koroks vão reagir de maneiras diferentes (e divertidas) se você "acidentalmente" derrubar pedras em suas cabeças. Não tenha dó.
KorokTrolling

Personagens gritam e reagem de maneiras engraçadas se você inesperadamente sacar uma arma diante deles.
55) Personagens gritam e reagem de maneiras engraçadas se você inesperadamente sacar uma arma diante deles.
56) Fique atento ao seu cavalo quando não estiver em cima dele: pode ser que ele coma maçãs ou outras oferendas, o que pode dificultar a realização de alguns desafios de Koroks.
57) Os Hinox poderão pegar árvores inteiras para usar como arma contra você -- derrube-as enquanto eles estiverem dormindo para evitar que isso aconteça durante a luta.
58) Os morcegos do tipo Fire Keese são capazes de incendiar a grama se voarem muito baixo.
59) Use o poder Stasis em um objeto e suba em cima dele. Quando o efeito passar, você será catapultado para o ar, o que pode ser bastante útil em alguns puzzles.
60) Quando estiver voando, atire flechas de fogo em gramados para criar uma corrente de ar ascendente que irá impulsioná-lo ainda mais para o alto.
61) Atire flechas de fogo em inimigos da Death Mountain para fazê-los evaporar.
62) Coloque uma bomba na parte traseira de um carrinho sobre trilhos para fazer com que ele se mova rapidamente para frente.
63) É possível encontrar referências e ruínas de locais de jogos Zelda antigos espalhados pelo mapa do game -- incluindo resquícios melancólicos do Lon Lon Ranch de Ocarina of Time.
LonLonRuins
64) Se Brigo enxergar Link parado em uma ponte, ele virá conversar com você para convencê-lo a não cometer suicídio.
65) Durante tempestades, raios podem matar instantaneamente se você estiver carregando uma arma de metal nas mãos.
66) Se você assustar galinhas (atacando perto delas), elas podem botar ovos.
67) Alguns puzzles de circuitos elétricos exigem a utilização de caixas de metal, mas você também pode criar uma corrente de uma maneira alternativa: experimente jogar armas metálicas no chão e fazer com que a eletricidade passe por elas.
68) Jogue maçãs ou avelãs diretamente em fogueiras para cozinhá-las e aumentar seus efeitos.
69) Link pode fazer poses extras tirando "selfies": é só movimentar a alavanca da esquerda enquanto segura o botão ZL.
70) Conecte o item Octo Balloon a objetos, como bombas, e faça eles despencarem em cima dos inimigos.
BombBalloon
71) Se você cozinhar uma combinação muito desagradável de ingredientes, o prato resultante acabará "censurado" pelo jogo.
72) Você pode congelar comida se deixá-la exposta a temperaturas baixas em ambientes frios. Comer algo congelado oferece um minuto de resistência ao calor.
73) Que tal fazer um bolo? Utilize os seguintes ingredientes: maçã (ou wild berry), alguma outra fruta, trigo (wheat) e cana de açúcar (cane sugar).
74) Às vezes, o Lynel não vai atacá-lo imediatamente: ao invés disso, ele ficará encarando você antes de fazer qualquer coisa.
75) Agora, se você segurar sua arma próximo a um Lynel, ele também irá tirar a dele, dando início à batalha.
76) Em outros momentos, o Lynel simplesmente ficará parado, olhando para você por cima, mas com a arma em mãos. Credo!
ImposingLynel

Lynels não atacam imediatamente: ao invés disso, eles ficam te encarando.
77) O Lynel que você encontra no coliseu pode atirar flechas por cima de paredes para acertá-lo, mesmo que você esteja escondido atrás de uma.
78) Existe uma máscara que você pode usar para se disfarçar próximo a um Lynel -- mas ela não dura muito, porque essas criaturas são espertas demais para serem enganadas.
79) Quanto mais monstros de uma mesma espécie você matar, versões mais fortes deles irão aparecer em outros cantos de Hyrule.
80) Luas vermelhas fazem criaturas mortas ressuscitarem -- inclusive os os guardiões dos shrines (Guardian Scouts). Tente enfrentá-los novamente para aumentar o poder das suas armas.
81) Alguns estábulos abrigam funcionários que podem customizar todos os acessórios do seu cavalo.
82) Se você viajar para as montanhas ao extremo norte de Hebra, poderá apreciar, se tiver sorte, o belo fenômeno da aurora boreal no céu noturno.
AuroraBorealis
83) Kass, o menestrel da raça Rito que canta músicas enigmáticas sobre os shrines com a melodia do tema principal de Breath of the Wild. Cada charada que ele canta representa uma parte diferente da canção completa.
84) Há diversos itens raros e muito valiosos que, se forem cozinhados em uma refeição, podem aumentar drasticamente a duração do efeito especial.
85) Link pode comprar uma casa e decorar as paredes com armas e escudos.
Homeowner
86) Atire à distância em um Chuchu (ou na geleia que ele gerar): ele vai explodir e espalhará o material do qual é formado (água, fogo etc), ferindo inimigos que estiverem perto e forem sensíveis a aquele elemento.
87) Alguns insetos, monstros e animais só podem ser avistados durante a noite.
88) Diversos locais do jogo são batizados em homenagem a personagens e locais icônicos dos games Zelda anteriores.
89) Você pode cortar as pernas de um Guardian Stalker para atordoá-los e até imobilizá-los por completo.
90) Você também pode destruir as hélices de um guardião voador (Guardian Skywatcher) para fazê-los despencar do céu.
91) Se o timing for perfeito, você pode rebater de volta o laser de um guardião utilizando qualquer tipo de escudo fraco, como o Pot Lid.
PerfectParry copy
92) Há um recurso a mais que você pode utilizar em vários dos puzzles que dependem do sensor de movimento do joystick: é só virar o controle completamente de ponta-cabeça, ou em qualquer ângulo diferente. O game irá reconhecer esse novo posicionamento, virando o puzzle completamente de ponta-cabeça -- o que pode facilitar em muito a vida.
Bokoblins e Moblins não sabem nadar. Empurre-os na água para matá-los instantaneamente.
93) As pinturas feitas por Pikango the Painter (o pintor que você encontra na Kakariko Village) são realmente horríveis -- utilize a câmera para conseguir apreciá-las de perto.
94) Se você correr em círculos de um modo bem preciso e fechado, poderá disparar um spin attack sem precisar carregar a arma.
95) Bokoblins e Moblins não sabem nadar. Empurre-os na água para matá-los instantaneamente.
96) Moblins que estiverem próximos à beirada de rios e lagos possuem um comportamento especial -- às vezes eles se lavam ou mesmo matam a sede com a água.
97) Jangadas se movimentam se você utilizar uma Korok Leaf, mas não é a única maneira: suba a bordo e use o poder Magnesis para empurrar a jangada com alguma de suas grandes armas feitas de metal, como um machado, por exemplo -- ela sairá deslizando na água como se tivesse um motor.
MetalRafting
98) Preste atenção aos monges que ficam nos finais dos shrines -- cada um tem uma pose diferente, algumas delas exclusivas.
99) Link exibe animações diferentes quando está escalando, dependendo de quão íngreme é a subida ou quanta stamina está sendo consumida.
100) Os Moblins não apenas utilizam armas que estiverem largadas no chão -- às vezes eles irão carregar e arremessar os pobres Bokoblins na sua direção!

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